A Higiene Oral é uma área fundamental na Medicina Dentária. Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária através da remoção de tártaro (destartarização).
A Higiene oral apresenta 5 áreas de atuação:
Avaliação do estado gengival do paciente: análise de eventuais bolsas periodontais, estado gengival generalizado.
Remoção de tártaro: a destartarização consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias, tendo como objetivo a realização de uma limpeza dentária que permita a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas orais.
Aplicação de Flúor: este mineral atua sobre o esmalte dentário, remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.
Aplicação de Selantes: aplicação de uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes.
Aconselhamento de higiene oral: a manutenção do estado de higiene e respetivo aconselhamento é realizado nas consultas de higiene oral, onde são explicadas técnicas de escovagem e aplicação de fio e escovilhão corretamente.
Dentes e gengivas mais saudáveis.
Dentes mais brancos e brilhantes.
Manutenção de tratamentos efetuados por exemplo: ortodontia e implantes.
Prevenir e evitar futuros problemas periodontais e cáries.
Caso solicite para estas consultas informamos o valor dos tratamentos previamente à sua realização. Pacientes particulares poderão, igualmente, consultar a nossa tabela de preços. Caso tenha seguro de saúde o valor da consulta está associado à tabela da sua seguradora.